tecido de fibra de abacaxi

Ao invés de algodão, fibras de fruta

Em tempos de crise d’água vale dizer: a indústria do algodão, que por sua vez move boa parte da Moda, consome em média 3,2% da água potável no planeta. Para driblar esse gasto e manter as coleções em circulação, outros tipos de fibra estão sendo desenvolvidas. É o caso dos tecidos produzidos a partir da banana, do abacaxi e do coco!

Sim! As frutas, que super agradam ao Margi, já estão sendo usadas na confecção de peças de vestuário e acessórios. E melhor: além de fazerem parte desse movimento eco, que leva em conta a sustentabilidade ao longo do processo, podem ajudar no desenvolvimento de comunidades onde as frutas costumam ser produzidas.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas em Tecidos da Philipina, apenas as plantações de banana do país são capazes de gerar mais de 300 mil toneladas da fibra. Isso porque para 1 quilo desta são necessários 37 quilos de caules ou talos da planta. Para a Offset Warehouse, empresa responsável pela comercialização deste e de outros “tecidos eco”, a fibra da banana é perfeita para ser usada em jaquetas, saias e calças!

Fibra de banana

Outras frutas na cesta

O abacaxi, por sua vez, sob os cuidados de Carmen Hijosa, deu origem ao chamado “Piñatex” – uma espécie de corino que dispensa a boa parte da química envolvida nos tecidos desse tipo. Sua loja, Ananas Anam, comercializa bolsas e sapatos. A outra boa notícia, é que a fibra surge a partir das folhas do abacaxi – ou seja, nem compete com o consumo da fruta. Ah, e a biomassa oriunda do processo de fabricação pode ser utilizada como fertilizante nas plantações locais.

Já a fibra de coco ainda não pode ser usada com exclusividade em peças. Porém, combinada com outras fibras – como o poliéster -, é ótima para a confecção de roupas esportivas que ajudam na performance da mesma. Pelo menos, é o que tem apontado a pesquisa feita em parceria entre as marcas Tog 24 e North Face. Agora é esperar pra ver o que mais sai de bom com todas essas inovações!

Aqui no brechó, a gente curte esse tipo de novidade e apóia o reuso de peças em boas condições. Afinal elas, e o nosso bolso, merecem uma segunda chance! E por falar em Sustentabilidade, já viu o colete feito de algodão 100% orgânico que colocamos à venda? Espia no link!

Fibra de abacaxi

 

Fonte: TheGuardian.com