Dois minutos pelo país da felicidade

Vídeo traz um pouco da vida e dos estonteantes cenários do Butão

Na semana passada encontramos, por acaso, o trabalho de Clemens Purner. Apesar de pouco conhecido, o diretor austríaco teve o seu último vídeo carimbado com o selo “Vimeo Staff Pick”. “Bhutan” (em português, Butão) faz um retrato delicado do país por meio de cenas do cotidiano e takes de paisagens pra lá de encantadoras.

Situado na cordilheira do Himalaia, entre a China e a Índia, o Butão também é conhecido por ser o país da felicidade. Cerca de 3/4 da pequena população é budista e a região ficou relativamente isolada do mundo até pouco tempo atrás. Além da dificuldade de acesso, a televisão só chegou por lá em 1999, por exemplo, junto com a internet discada.

A grande maioria das pessoas ainda vive no campo, mantém as tradições e os hábitos simples, como o vídeo mostra. Talvez esteja aí a chave para o alto índice de felicidade.

Essa não é primeira vez que Purner chama a atenção. Em 2006, a animação em stop-motion “The Unteachable Cube” lhe rendeu elogios de ninguém menos que Michel Gondry. Interessou? Neste link você confere a produção, e aqui o portfolio de Clemens Purner.